Arquitetura/Esculturas

 Esculturas e Monumentos da África Xix ao XX


É um belíssimo continente,apesar de seus altos e baixos problemas de país subdesenvolvidos,  apesar de  seus altos sofrimentos de miseria,como também
de suas  Subdivisão de seu continente. 
 No entanto percebemos que a as dificuldades não mudam suas motivação desses povos,afinal faz parte da vida,um exemplo bom disso é um monumentos de suas historia de escravos,é 
também suas estátuas e museus do Egito.
Alguns desse monumentos são importantíssimos para eles.Já que não podemos nos esquecer que África do Sul mesmo com suas dificuldades eles não deixam o sorriso em seus olhos.Na  melhor do que falar da copa do mundo do ano passado seus estágios estavam lindos.         

                            Demonstrações das imagens e a historia dos museus


Museu Etnográfico da Praia

O Museu Etnográfico surgiu no âmbito da recolha etnográfica levado a cabo pelo Instituto Nacional da Cultural (actual IIPC). As recolhas dos objetos etnográficos aconteceram durante os anos de 1992 a 1995, nas ilhas de Santiago, Santo Antão, Boas vista e Brava. O Museu foi inaugurado em 27 Novembros de 1997, uma cultura material que espelha a vida da “função” e do “sobrado” da época colonial.
Museu da Tabanca
O Museu da Taban. e a  criação de um museu dedicado à tabanca, uma manifestação cultural antiga, típica da ilha de Santiago, segue a filosofia de resgate das tradições culturais do país primeiro momento de funcionamento do Museu aconteceu com a sua inauguração em 2000; em 2005 foi encerrado para obras de requalificação do edifício, reabrindo com duas salas de exposição.

Museu de Arqueologia da Praia
A importância histórica de Cabo Verde no contexto da economia mundial, nos primórdios da expansão européia, está bem vincada nos vestígios resgatados nos mares de Cabo Verde. Encontram-se vários navios naufragados nos mares experiência e de travessia para Américas, África, Índia e a Europa, e cada um deles constituem tesouros valiosos enquanto bens simbólicos e documentais.
No Museu de Arqueologia podem ser apreciados os vários objetos da arqueologia marítima que testemunham os naufrágios que aconteceram ao longo das ilhas por causa de tempestades ou ataques de piratas. Os objetos testemunham estágios de desenvolvimento da época onde traficavam escravos, marfins, especiarias, numa incursão para os mares nunca dantes navegados.

O Museu de História Natural no Maputo



O Museu de História Natural foi fundado em 1911 e instalado desde 1933 num belo edifício inspirado no estilo Manuelino, construído pela Câmara Municipal. É sem dúvida um dos locais da cidade mais visitado por nacionais e estrangeiros. Os Objetos apresentado é dada através da exibição de espécimes de natureza zoológica, por via de regra inserida em cenários simulando os naturais.
Entre as suas coleções, destaca-se a coleção zoológica que tem expostos embalsamados grande variedade de mamíferos , aves , insetos, invertebrados e répteis . Dentre os exemplares expostos é de salientar uma coleção, provavelmente única no mundo, de fetos de elefante desde um mês até aos 22 meses.



Estádio de Durban- África do Sul



 Nome:Lorrany Natacha
N°:22
Turma:3°k






Arquitetura da África Xix ao XXI


Arquitetura da áfrica
Os materiais utilizados variavam, então, segundo a região, mas normalmente eram semelhantes: desde o barro até fibras secas tecidas, ou uma combinação de vários. De modo geral, o povoado se protegia com uma muralha de barro, que rodeava e marcava os limites da aldeia.
Escultura e arquitetura


Entretanto, têm sido de povos agricultores os mais conhecidos exemplos da arte africana, como esculturas, a princípio colecionadas por arqueólogos e etnografistas do Século 19.
     A arquitetura também pôde desenvolver-se nessas áreas. Entre os povos migratórios, a escultura só pode ser realizada em pequena escala.
     Os Ife, cuja cultura floresceu entre o ano 1000 e 1500 da Era Cristã, na região da Nigéria, eram conhecidos pelo seu estilo de esculturas em bronze mais naturalistas (principalmente nas representações da cabeça, uma vez que o restante do corpo não possuía aproximação com as proporções reais).
     É bastante variado os tipos de trabalhos encontrados desse povo, sobretudo pela enorme quantidade de artistas que os realizavam.




ARQUITETURA NA ARTE AFRICANA
A arquitetura africana teve um caráter utilitário, em vez de comunitário, e salvo raras exceções nunca foi empregada, como no resto das civilizações, como representação de poder. Comum a todos os povos foi a utilização de materiais pertencentes à sua região geográfica e o uso intencional e comedido dos materiais em equilíbrio com o meio ambiente. Independentemente de sua hierarquia, todos possuíam o mesmo tipo de casa, não como expressão de igualdade, mas de pertinência ao mesmo grupo.
Os materiais utilizados variavam, então, segundo a região, mas normalmente eram semelhantes: desde o barro até fibras secas tecidas, ou uma combinação de vários. De modo geral, o povoado se protegia com uma muralha de barro, que rodeava e marcava os limites da aldeia. A exceção a esse tipo de arquitetura rudimentar são os povos de Gana e Mali, no sudoeste, que construíram palácios de plantas variadas e o reino de Lalibela, a leste, onde, a partir do século XIII, foram escavados edifícios e templos nas rochas das montanhas.

                                                                                                                                           


Nome: Henrique
N°: Turma: 3°k

     
Arquitetura e esculturas do continente Asiático do século XIX ao XXI

Arquitetura no Continente Asiático do século XIX ao XXI
Na arquitetura do continente asiático, na índia destacam-se os locais das cerimônias religiosas, por causa da beleza dos detalhes das decorações que realça uma riqueza deslumbrante, é situada na cidade de agra, essa arquitetura é a obra mais conhecida deste país, e também é considerado como patrimônio da humanidade.  Na Ásia tem a arquitetura pós-islâmica que tem formas geométricas, as superfícies são decoradas com azulejos azuis para ficarem mais chamativas e ricas em decorações.
Os templos na Ásia são característicos, com pequena câmera com altar em frente, o elemento mais característico é a torre formada por terraços, os montes de terra são formados com faixas verticais com o próprio tijolo. Os palácios são construções complexas, erguido em terraços, com vários pátios e grandes salas estreitas, essas são as arquiteturas mais conhecidas pelas suas características e formatos.
Existe também a arquitetura persa que só utiliza o tijolo e a pedra. OsBuildings characteristic are palaces, (Pasargada, Persépolis, Susa), built on terraces, in that the adienteladas doors that end like the Egyptian pillions (Egyptian gullet) with two winged monsters, of curled wings, with four legs and not with five, like the asirios are characteristic elements by which they are inspired. edifícios característicos são palácios, (Pasárgada, Persépolis, Susa), construído em terraços, com os dois monstros alados, enrolado de asas, com quatro pernas. Between the dependencies that offer like newness having windows, unlike the zenithal illumination of the Egyptian and mesopotámic buildings, they are characteristic the great rooms or apadanas, with stone columns of high altitude, that originally were of wood, with capital formed by double row of scrolls, of origin oleo, and two torsos of made kneel bulls, in which it supported the wood coverTo this aqueménida period two types of tombs correspond: the one of Ciro in Pasargada, form of aedicule and in relation to the art of Asia Smaller, and the one of Darío, excavated on the rock (Nakshé-Rustem), like the Egyptian hipIn these palaces either he appears iwán, like porch with a great arc opened to or patio, that we will see in the Islamic art. Nesses palácios eles aparecem como varanda com um grande arco aberto, que são característica da arte islâmica.
Essas arquiteturas foram feitas um pouco antes do século XX, e são monumentos existente até hoje, monumentos importantíssimo para o continente asiático, algumas são até considerados patrimônio da humanidade.
Escultura no Continente Asiático do Século XIX e XXI
 Os monumentos na China conduzem ao Templo do Buda de Jade, um dos maiores templos deste país que foi construído durante o século XIX e que está localizado em Shanghai. É um templo onde ocorre cerimônias religiosas budistas.
Este templo é um dos monumentos mais interessantes, situa-se no norte da cidade e está rodeado por um impressionante muro amarelo. As suas Esculturas e pinturas são muito interessantes de serem apreciadas.
 Este é um dos templos mais emblemáticos que se encontram na Ásia.
O Mausoléu em Halicarnasso situa-se na Ásia Menor. Sua base era de mármore e bronze, com revestimento de ouro. Artemísia morreu antes de ver o mausoléu terminado. Fragmentos desse monumento são encontrados no Museu Britânico, em Londres, e em Bodrum, na Turquia. A palavra mausoléu vem de Mausolo.
O Templo de Artemis em Efésus foi construído pelos colonizadores gregos em Efésio, na Ásia Menor. Os colonizadores encontraram os habitantes da Ásia cultuando uma deusa à qual identificaram como Artemis (Diana). Eles então construíram um pequeno templo no qual foi reconstruído e aumentado muitas vezes. Tinha 141 metros de comprimento e 73 metros de largura. Suas 127 colunas de mármore atingiam dezenove metros de altura. Ele foi destruído num incêndio, na noite do nascimento de Alexandre, o Grande, por Eróstrato.


O Colosso de Rhodes, uma grande estátua de bronze erguida por volta de 280 a.C. pelos cidadãos de Rhodes, capital da ilha grega de mesmo nome. Era toda de bronze e pesava setenta toneladas. De pernas abertas, ele ficava na entrada do golfo de Rides, uma ilha do mar Egeu, guardando a entrada do porto. Os fragmentos da estátua foram vendidos como sucata, a um comerciante que encheu novecentas cargas de camelo e então foi derretido.
 Monumentos Asiáticos do século XIX ao XXI


Taj Mahal: uma das construções mais lindas do mundo                    
      O Templo de Artemis

O Colosso de Rhodes


Nome:Danielly Rodrigues dos Santos
N°06 Turma:3°K



Bibligrafia:

Continente Oceânico arquitetura e monumentos do século XIX a XXI
                         
      A Oceania tem os limites são definidos de várias maneiras. Composta pelos países da  partes da Australásia como a Austrália, Nova Zelândia e Nova Guiné, e parte do Arquipélago Malaio .É o menor continente do mundo composto mais por ilhas.
   Mesmo assim sua arquitetura geográfica e urbana é perfeita e organizada,onde mais se ve na arquitetura é o mar e alguns prédios arqueológicos  formados ao longo dos séculos até hoje na idade contemporânea.Com isso temos o  resultado da distribuição das temperaturas e precipitações, há na Oceania uma zona de clima tropical quente e úmido, mas moderado pela grande influência do mar, que abrange as ilhas de Nova Guiné, Melanésia, Micronésia e Polinésia e o litoral norte e nordeste da Austrália.
    Nisso facilita a entrada de turistas para esse continente sem contar em suas ilhas que muito mais que patrimônios arquetípicos mais também de lazer, cultura.

      Aqui vão os pontos turísticos mais conhecidos da Oceania:
 Austrália   :                                           
 

                                        Icabe                                                                        

Nome:Lorrany Natacha
N°:22 Turma:3°k


Arquitetura da América XIX ao XXI

   O continente americano possui aproximadamente 15 mil quilometros. Possuindo 35 países. Sendo que os três maiores são Canadá,Estados Unidos e Brasil economicamente do mundo.Dividido em três partes: norte, sul e central. Cada um com cultura, economia, costumes diferentes.

   Nas Américas, á um grande e rico arsenal de museus, esculturas, possuindo vários museus com grande valor histórico, há também várias esculturas de uma arquitetura excelente. Esculturas que atraem um grande número de turistas, Museus, esculturas, estátuas todos sendo pontos turísticos.
  Além disso, não podemos esquecer que o continente Americano nos traz riquezas como 7 maravilhas do mundo juntamente com o continente europeu.Então temos o dever de não esquecer que somos do continente americano é não é o Estados o dono de nosso continente somos todos da América do Norte,América Central e também do Sul.



Americana Museu de Natural História
           
Museu localizado nos EUA em Nova Iorque, fundado no ano de 1869. A coleção do museu possui mais de 32 milhões de exposições que trazem a história natural. Um de seus salões está dedicado á biologia humana, dinossauros, minerais, meteoritos, fósseis e etc. E atualmente o museu recebe cerca de 4 milhões de visitantes por ano.


National Mall
Localizado em Washington no centro administrativo. Foi adicionada a lista do Registro Nacional de Lugares Históricos no dia 15 de outubro de 1966. National Mall possui o formato de ua longa praça constituída de jardins, chafarizes, árvores e monumentos.

Cristo Redentor
O Cristo Redentor é um monumento de Jesus Cristo localizado na cidade do Rio de JaneiroBrasil. Está localizado no topo do Morro do Corcovado. Foi inaugurado dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais reconhecidos internacionalmente do Rio e do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e 30 na estátua, a qual é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei.

Casa Rosada


Casa Rosada é a sede da presidência da República Argentina, em Buenos Aires, assim chamada pela cor aproximadamente rosa. Abriga também o Museu da Casa do Governo, com material relacionado aos presidentes do país. Localizada em Buenos Aires. A casa Rosada tem sua cor atribuída ao fato de na época de sua construção as tintas mais baratas serem feitas a base de sangue de vaca, tendo a cor rosada. Há também uma lenda que diz que a cor rosada é uma junção de vermelho e branco, cores-símbolo de dois partidos políticos. Em 1594 construiu-se um forte (Juan Baltazar), em 1713 foi feita a primeira estrutura de alvenaria da Casa (Castelo de Baltazar), em 1825, presidente Bernardino mansou fazer o pórtico neoclássico da entrada. Anos depois, 1857, presidente Urquiza manda demolir o prédio e construir uma repartição pública (aduana), em 1898 finalmente a Casa Rosada começa a funcionar como sede do governo argentino.
Estatua da Liberdade

Estátua da Liberdade, oficialmente A Liberdade Iluminando o Mundo, é um monumento localizado na entrada do Porto de Nova Iorque desde 28 de outubro de 1886,. Comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos. Projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric .





Catedral

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958. Teve sua estrutura pronta em 1960, onde aparecia somente a área circular de 70 metros de diâmetro, da qual se elevam 16 colunas de concreto. O engenheiro Joaquim Cardozo foi o responsável pelo cálculo estrutural que permitiu a construção da catedral.

Obelisco
O Obelisco de Buenos Aires  é um monumento histórico da cidade de Buenos AiresArgentina. Foi erguido na Praça da República, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de julho, em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade. As obras começaram em 20 de março de 1936, e o monumento foi inaugurado em 23 de maio 1936.
Copoya Cristo
Monumento artístico fundado em 2007. O Cristo de Copoya foi um projeto quase 20 anos de preparação e está localizado na Cidade deTuxtla Gutierrez Mexico. O projeto é do escultor, pintor e arquiteto Gabriel Gallegos. Este trabalho é apoiado pelo Vaticano e da estátua  Grandes de Cristo criou o mundo (16 metros mais alto que o Cristo Redentor
Rio de Janeiro, Brasil). 





Nome: Felipe
N°: 09 Turma:3°k
Bibliografia:

Arquitetura da América do Norte
Estados Unidos:
        A arquitetura dos Estados Unidos foi desenvolvida pelos primeiros colonos e seus sucessores, desde o século XVII até os dias atuais. No decorrer do século XIX, o país desenvolveu traços distintos dos modelos europeus. Um pouco mais tarde no final do século XIX, arquitetura norte-americana veio a exercer uma grande influência sobre as arquiteturas mundiais, devido a sua supremacia econômica e política no domínio internacional e a prosperidade do país. Como os Estados Unidos tem uma grande extensão geográfica, isso fez com que gerasse diferentes vários estilos diferentes, em uma linha básica de evolução artística. As regiões colonizadas por países diferentes fizeram com que refletisse na sua herança colonial e nas suas formas estilísticas, especialmente na arquitetura.
Casa Branca


Igreja Jamestown  

 Driskill Hotel







Monte Rushmore


Escultura:
            Os estilos de esculturas que dominavam nos Estados Unidos eram os acadêmicos que,eram modificados pelo escultor francês Auguste Rodin e outros artistas como Paul Manship e Gaston Lachaise que começaram com certo grau de simplificação e de estilização.
        A escultura norte-americana entrou em um período de pluralismo depois de 1970, em que a escultura está representada por formas de gesso em tamanho natural de George Segal.
         Na década de 1970 teve outras obras importantes em que englobam desde os earthworks (intervenções sobre a natureza) em que cobrem imensos espaços de terreno, e também a simétrica escultura minimalista de Donald Judd e Sol Le Witt. Começou a surgir na década de 1980 formas mais excêntricas e orgânicas e conhecidas como escultura pós-moderna.     


Nome:Ludmila Guedes
N°:23 Turma:3°K

 




Arquitetura/Escultura Europa Séc. XIX/XXI

Século XIX

  O Parlamento inglês é uma das realizações mais exemplares da arquitetura revivalista inglesaTodo o século XIX assistirá a uma série de crises estéticas que se traduzem nos movimentos chamados revivalistas: ou pelo fato das inovações tecnológicas não encontrarem naquela contemporaneidade uma manifestação formal adequada, ou por diversas razões culturais e contextos específicos, os arquitetos do período viam na cópia da arquitetura do passado e no estudo de seus cânones e tratados uma linguagem estética legítima de ser trabalhada. O primeiro destes movimentos foi o já citado Neoclássico, mas ele também vai se manifestar na arquitetura neogótica inglesa, profundamente associada aos ideais românticos nacionalistas. Os esforços revivalistas que aconteceram principalmente na Alemanha, França, Inglaterra por razões especialmente ideológicas viriam mais tarde a se transformar em um mero conjunto de repertórios formais e tipológicos diversos, que evoluiriam para o Ecletismo, considerado por muitos como o mais decadente e formalista entre todos os estilos históricos.

  A primeira tentativa de resposta à questão tradição x industrialização (ou entre as artes e os ofícios) se deu pelo pensamento dos românticos John Ruskin e William Morris, proponentes de um movimento estético que ficou conhecido justamente por Arts & Crafts (cuja tradução literal é "artes e ofícios"). O movimento propõs a pesquisa formal aplicada às novas possibilidades industriais vendo no artesão uma figura de destaque: para eles, o artesão não deveria ser extinto com a indústria, mas tornar-se seu agente transformador, seu principal elemento de produção. Com a diluição dos seus ideais e a dispersão de seus defensores, as idéias do Movimento evoluíram, no contexto francês, para a estética do art noveau, considerado o último estilo do Século XIX e o primeiro do século XX.






"O Descarregador" / Constantin Meunier




Marcos Vitor Dias dos Santos                        N° 24
3°K

Bibliografias:

4 comentários:

  1. Turma da escultura/arquitetura, neste primeiro momento passei para computar as postagens. Breve retorno com os comentários por aluno. A parte visual (arte gráfica, estrutura dos textos, sobreposição de imagens) ficou excelente. Peço-lhes que corrijam apenas a data da SAC 04/07 a 10/07. Parabéns!!! Deste jeito, não terá para ninguém!!

    ResponderExcluir
  2. Vamos aos comentários particularizados:
    Lorrany Natacha - seus textos ficaram ainda muito presos ao material consultado, mas parabéns pela associação do texto às imagens. Vão aí algumas dicas:
    1º. reveja a grafia de MISÉRIA, HISTÓRIA, EUROPEIA e VÊ;
    2º. o melhor seria: DE PAÍS SUBDESENVOLDIDO// COMO A SUBDIVISÃO DE SEU CONTINENTE.// NO ENTANTO,// QUE AS DIFICULDADES NÃO MUDAM A MOTIVAÇÃO DESSE POVO, AFINAL FAZ PARTE DA VIDA. EXEMPLO DISSO É A HISTÓRIA DE SEUS ESCRAVOS GRAVADA NOS MONUMENTOS, ESTÁTUAS E MUSEUS ESPALHADOS PELO EGITO.// QUE OS AFRICANOS DA ÁFRICA DO SUL, MESMO COM SUAS DIFICULDADES, NÃO DEIXAM...//OS LIMITES DA OCEANIS SÃO DEFINIDOS DE VÁRIAS MANEIRAS: COMPOSTA PELOS PAÍSES DE PARTE DA AUSTRALÁSIA// MESMO ASSIM,// COM ISSO,//.
    3º faltou a bibliografia.
    Henrique - seu texto ficou muitíssimo parecdo com o material da wikipédia.
    1º.Reveja a grafia de EDIFÍCIOS;
    2º. o melhor seria: SÃO BASTANTE VARIADOS OS TIPOS DE TRABALHO// A SUA REGIÃO GEOGRÁFICA//;
    3º. faltou a bibliografia.
    Danielly - percebi que você buscou dar um pouco de personalidade ao texto, mesmo ainda presa ao material pesquisado. Eis algumas sugestões:
    1º. o melhor seria NA ARQUIETETURA DO CONTINENTE ASIÁTICO, A INDIA DESTACA-SE COM SEUS LOCAIS PARA REALIZAÇÃO DE CERIMÔNIAS RELIGIOSAS, POR CAUSA ADA BELEZA DOS DETALHES QUE MOSTRAM UMA RIQUEZA DESLUMBRANTE.// A OBRA MAIS IMPORTANTE E CONHECIDA DESTE PAÍS SITUA-SE NA CIDADE DE AGRA E É MANTIDA COMO PATRIMÔNIO DA HUMANIADADE.// A ARQUITETURA ASIÁTICA PÓS-ISLÂMICA DESTACA-SE POR SUAS FORMAS GEOMÉTRICAS E PELAS SUPERFÍCIES...// OS TEMPLOS ASIÁTICOS SÃO CONHECIDOS POR UMA PEQUENA CÂMERA COM ALTAR SITUADA EM FRENTE E POR UMA TORRE FORMADA DE TERRAÇOS, ALÉM DOS MONTES DE TERRAS COM FAIXAS VERTICAIS FORMADAS COM O PRÓPRIO TIJOLO.// ...ERGUIDOS EM TERRAÇOS.// A ARQUITETURA PERSA, POR SUA VEZ, SÓ UTILIZA O TIJOLO E A PEDRA.// CONSTRUÍDOS EM TERRAÇOS// MONUMENTOS EXISTENTES// ONDE OCORRERAM CERIMÔNIAS RELIGIOSAS BUDISTAS//;
    2º. faltou a bibliografia.

    ResponderExcluir
  3. Felipe - Seu texto ficou muitíssimo preso ao material consultado. Poderia ter dado mais personalidade para que ficasse com seu jeito. Mas vamsos lá:
    1º. quando utilizar ETC não use vírgulas para isolá-lo ou anteceda E;
    2º. reveja a grafia de QUILÔMETROS e ESTÁTUA;
    3º. o melhor seria: SENDO QUE OS TRÊS MAIORES PAÍSES MAIS RICOS ECONOMICAMENTE SÃO: CANADÁ, ESTADOS UNIDOS E BRASIL.// HÁ UM GRANDE E RICO// NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O CONTINENTE AMERICANO TRAZ TAMBÉM ALGUMAS MARAVILHAS DO MUNDO, JUNTAMENTE COM A EUROPA.
    Ludmila - seu texto ficou muitíssimo preso ao material pesquisado. veja algumas sugestões:
    1º. o melhor seria COMO OS ESTADOS UNIDOS TÊM UMA GARANDE...// ISSO FEZ COM QUE OS VÁRIOS ESTILOS FOSSEM GERADOS, EM UMA LINHA BÁSICA...// NA DÉCADA DE 70,// COMEÇAM A SURGIR A APARTIR DESTA DÉCADA FORMAS MAIS EXCÊNTRICAS E ORGÂNICAS CONHECIDAS COMO ESCULTURAS PÓS-MODERNAS.//;
    2º. faltou a bibliografia.
    Marcos - seu texto ficou a cara da wikipédia!.
    1º. Reveja a grafia de IDEIAS.
    2º. o melhor seria: A ARQUITETURA REVIVALISTA INGLESA...// OU PELO FATO DE AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NÃO ENCONTRAREM...//.

    ResponderExcluir
  4. ok professora, pode deixar que no próximo eu melhoro!!

    ResponderExcluir

Digite aqui o seu comentário. Obrigado!