Pintura

Pintura Européia – Século XIX ao XXI

   É impossível falar de arte, principalmente de pintura, e logo não relacionar o assunto ao continente europeu e sua história de amor com os movimentos artísticos. Para ilustrar a grandeza da Europa no quesito pintura não é preciso ir muito longe, nomes como Pablo Picasso e Vincent Van Gogh nos dão a exata noção do quão grande é poder dos europeus no que diz respeito à pintura mundial.
  Partindo do século XIX, o primeiro movimento artístico a surgir foi o neoclassicismo, que na verdade se iniciou em 1770, mas atingiu o apogeu em 1830. França e Inglaterra foram os precursores desse movimento, que pregava o subjetivismo, o liberalismo, o ateísmo e a democracia. Falando de pintura, a antiguidade greco-romana era tomada como tema principal. As figuras eram como cenas teatrais, fixas, de beleza estatuária. Rostos sem expressão, sem vida, como se simulassem máscaras das antigas tragédias gregas, com túnicas e capas cobrindo as formas do corpo. Os contornos eram claros, as cores, puras e realistas, e a iluminação, límpida. Seus principais pintores foram Jacques Louis David (francês, 1748 – 1825) e Dominique Ingres (francês, 1780 – 1867).


Pintura Neoclássica: O rapto das Sabinas – Jacques Louis David
__________                                                                                                       


   Em 1800 nascia outro movimento artístico, o romantismo, que segundo Giulo Carlo Argan (em sua obra Arte Moderna) se diferencia do neoclassicismo apenas na tentativa de subjetivar o mundo exterior. Essa nova corrente artística atingiu primeiro a literatura e a filosofia para depois chegar às artes plásticas e propunha a elevação dos sentimentos acima do pensamento. A pintura foi o veículo que consolidou o ideal do movimento. As cores livres e fortes davam a impressão de serem mais importantes que o conteúdo da obra. A paisagem era protagonista, se relacionava com os personagens e servia como meio de expressão das obras. Na França e na Espanha o romantismo produziu uma pintura fortemente narrativa, de um cromatismo ousado e ao mesmo tempo tenebroso e dramático. Seus principais pintores foram Francisco Goya, Eugène Delacroix e Willian Turner. Paralelo ao romantismo, o realismo social surgiu na França após as revoltas de 1848 como uma resposta à estética dos romancistas. A vida das classes mais baixas da sociedade era o tema desse movimento, visando a conscientização da sociedade (recusada pela alta burguesia). Principais pintores: Courbet, Daumier e Millet.


Pintura Romancista: Fuzilamentos de Treze de Maio – Francisco Goya
__________


   Em um dado momento do século XIX, as pinturas neoclássicas e romancistas se tornaram artificiais, e à medida que o neoclassicismo e o romantismo entravam cada vez mais em declínio, um novo movimento surgia na arte francesa. Era o realismo, que começou a dar seus primeiros sinais em pinturas que retratavam a delicadeza da natureza. O primeiro grande mestre da pintura realista foi Gustave Courbet. Ele pintava paisagens mas não tinha uma visão tão idealizada quanto os pintores de Barbizan. Algumas de suas obras foram vistas como protestos sociais. Os neoclássicos chamavam as pinturas de Courbet de banais e vulgares, mas suas obras ajudaram muito a mudar o curso da arte, baseando-se nas observações honestas e sem sentimentalismos da vida ao seu redor. Desde então, muitos pintores têm adotado essa posição.



Pintura Realista: Os Cortadores De Pedra – Gustave Courbet
__________



   Entre os vários movimentos artísticos europeus do século XIX surgiu também o pré-rafaelismo, que nasceu em 1848 com uma corrente artística e literária. Os principais pintores foram William Hunt, sir John Everett Millais e Dante Gabriel Rossetti. Os pré-rafaelistas se diferenciaram da maioria dos movimentos artísticos da época. Desejavam voltar à pureza e à inocência da pintura anterior a Rafael. Sua arte continha forte conteúdo moral e seus artistas expressavam suas mensagens através de pinturas religiosas.


Pintura Pré-Rafaelista: “Itália e Alemanha” – Johann Friedrich Overbeck
__________



   Uma das correntes artísticas mais importantes do século XIX na Europa foi o impressionismo. Recheado de grandes pintores, o movimento surgiu na França, em 1870, e se caracterizou pelo abandono ao que se dizia tradicional, como ateliês iluminados, para resgatar a natureza ao ar livre, tal como ela se mostrava aos nossos olhos, somando e fundindo cores na atmosfera. A captação momentânea de luz na atmosfera foi o que de mais interessante apareceu para os impressionistas. A linha e os contornos já não existiam mais, fazendo assim com que as cores se organizassem opticamente criando formas e efeitos luminosos. Os impressionistas costumavam trabalhar ao ar livre para captar a luz e as cores como elas realmente se apresentavam. A temática das obras se aproximava mais de cenas urbanas em parques, do que de paisagens. No impressionismo, a luz se tornou protagonista. Édouard Manet, Claude Monet, Pierre-Auguste Renoir, Edgar Degas e Paul Gauguin foram os principais pintores impressionistas.


Pintura Impressionista: "Le Moulin de La Gallete" – Pierre-Auguste Renoir
__________



  Também no fim do século XIX, apareceram os chamados pós-impressionistas, ou seja, artistas que fugiam aos preceitos tradicionais do impressionismo. Para eles o impressionismo era superficial, com cenas passageiras que não davam importância aos sentimentos, nem aos acontecimentos políticos e sociais. Alguns se sentiam limitados e insatisfeitos com a técnica impressionista, dando origem assim, à diversas novas tendências na pintura do fim do século XIX e começo do século XX. Podemos tomar como exemplo o pontilhismo de Georges Seurat (1859 – 1891). Além de Seurrat, o pós-impressionismo contava com artistas como Paul Cézanne (1839 – 1906) e Vincent Van Gogh (1853 – 1890).



Pinturas Pós-Impressionistas: "Sun Flower" - Vincent Van Gogh 


                                             "Seated Woman" - Georges Serat


__________



   Já em meados de 1890 surgiu um dos últimos movimentos artísticos do século. O Art Nouveau surgiu como resposta às conseqüências da industrialização, revalorizando a arte e sua forma de realização manual. O nome do movimento surgiu de uma loja aberta pelo alemão Samuel Bing em Paris no ano de 1895. No resto da Europa o nome apresentou várias traduções: Modernismo, na Espanha; Jugendstil, na Alemanha; Secessão, na Áustria; e Modern Style, na Inglaterra e na Escócia. O movimento conseguiu o apoio da alta burguesia, que aprovava essa nova estética de materiais exóticos de formas delicadas. Os novos desenhos não passavam de decorativos e seus temas não tinham nada em comum com os movimentos vanguardistas do início do século.


Pintura Art Nouveau: “Morte e Vida” – Gustav Klimt
__________

   Entramos no século XX e logo encontramos o primeiro movimento artístico importante da época. O Fauvismo brilhou somente durante quatro anos (1903 – 1907) mas seu estilo influiu bastante nas obras de artistas posteriores. Henri Matisse foi o líder do movimento, que também contava com artistas como André Derain, Raol Duffy e Georges Rouault, todos franceses. Os fauvistas procuravam fazer quadros que proporcionassem alegria, bem-estar e prazer, fugindo de temas morais, filosóficos ou psicológicos. Eles usavam cores brilhantes e até mesmo pintavam objetos com cores diferentes do normal. Para um fauvista o tronco de uma árvore não precisava ser marrom, poderia ser de um roxo brilhante ou qualquer outra cor.






Pintura Fauvista: “Notre-Dame ao Entardecer” – Henri Matisse

__________


   Entre 1908 e 1910, mais precisamente na França, nasce uma das primeiras correntes artísticas das chamadas vanguardas históricas do século XX. No Cubismo, os pintores afirmavam que na natureza é possível reduzir todas as coisas a formas geométricas perfeitas, mediante as quais elas podem ser representadas. De fato, uma das características desse movimento é a revalorização das formas geométricas e o uso da pintura como forma de expressão. Seus principais fundadores foram Pablo Picasso e Georges Braque. Nos primeiros anos do Cubismo a pintura foi reduzida a rígidas formas geométricas de tudo que se podia representar. Temas como perspectiva e luz foram novamente atrações nas telas. As figuras se superpunham e se projetavam umas sobre as outras. O volume cedeu espaço à plasticidade. As figuras se tornaram planas e tensas, e as cores ficaram mais transparentes. Em sua segunda fase o Cubismo se baseou em diferentes texturas e materiais, produzindo colagens de cores muito vivas. A partir do surgimento do Cubismo, a história da arte nunca mais seria a mesma.






Pintura Cubista: “Oficina com uma cabeça de gesso” – Pablo Picasso

__________

   Seguindo com os movimentos vanguardistas do século XX, o Futurismo foi um movimento artístico ocorrido na Itália de 1909 a 1916. De bases revolucionárias, seus princípios foram um ponto de partida para a modernização da cultura italiana. Umberto Boccioni, Luigi Russolo e Carlo Carrà fôramos precurssores desse movimento. O objetivo dos futuristas em suas pinturas era dar a impressão de dinamismo, deformando e desmaterializando os objetos e o espaço no momento da ação. Com a fragmentação de cores eles conseguiram uma de seus principais objetivos: a simultaneidade. As obras futuristas cheias de movimento deixam o espectador estático e completamente envolvido.




Pintura Futurista: “Saída do Teatro” – Carlo Carrà

__________

   Movimento de vanguarda que durou mais tempo, o Expressionismo surgiu em 1905 com o objetivo de usar a deformação da realidade para dar forma à visão subjetiva do artista. Durante esse movimento foram formados os grupos das vanguardas européias: o Die Brücke (A Ponte), composto por Emil Nolde, Ernst Kirchner, Karl Schmidt-Rottluff e Max Pechstein, e o Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul), que contava com Wassily Kandinsky, Franz Mark e August Macke. Na pintura, a deformação da realidade sob a óptica dos sentimentos era a principal característica. Para o Die Brücke, as paisagens de policromia exacerbada e o corpo humano sintetizado em poucas linhas eram os temas principais. Já para o Der Blaue Reiter as teorias musicais eram usadas para composições de colorido harmonioso e formas totalmente abstratas. A partir do expressionismo a deformação da realidade, a expressão da cor e a abstração das formas passaram a ser os princípios da arte.


Pintura Expressionista: “Composition IV” - Wassily Kandinsky

__________

   Descrentes de uma sociedade que consideravam responsável pelos estragos da primeira Guerra Mundial, um grupo de artistas resolveu romper com todos os valores e princípios dessa mesma sociedade, e criou o Dadaísmo. O movimento foi ficando cada vez mais conhecido na Europa e obteve a adesão de Marcel Duchamp e Francis Picabia. A pintura dadaísta foi o grande mistério da história da arte no século XX. Formas, técnicas e temas de pintura foram anulados através de quadros sem sentido algum, o que mostrava a repulsa dos pintores em relação à sociedade.


Pintura Dadaísta: “Nu Descendo a Escada” – Marcel Duchamp

__________


   Seguindo com o século XX, na década de 20, em Paris, nasceu aquela que foi por excelência, a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. O Surrealismo surgiu do Dadaísmo e das pinturas metafísicas de Giorgio De Chirico. Seu principal representante foi André Breton. Segundo Breton, o Surrealismo podia seguir dois métodos: o automatismo rítmico e o automatismo simbólico. De acordo com essa teoria surgiram grupos diferentes de pintores: Miró, Hans Arp e André Masson, por exmeplo, representavam o surrealismo orgânico, enquanto Salvador Dalí, Magritte, Chagal e Marx Ernst desenvolveram o surrealismo simbólico.




Pintura Surrealista: “Prazeres Iluminados” – Salvador Dalí
__________

   Logo após as vanguardas históricas do século XX ficarem para trás, os Estados Unidos entraram no cenário ocidental artístico, e juntamente com a Europa, deram origem a vários novos movimentos artísticos. Dentre os diversos movimentos nascidos dessa “união”, merecem destaque o Pós-Guerra, de Francis Bacon e Jean Dubuffet, o Abstracionismo inspirado pelas pinceladas rápidas, tensas e violentas de Kandinsky, o Novo Dadaísmo de António Carvalhal e Leonor Soares e a Arte Conceitual, influenciada pelo Ready-made de Marcel Duchamp.



Pintura do Pós-Guerra: “Cabeça entre os quartos de um boi esquartejado” – Francis Bacon
__________





Pintura Abstracionista
__________


Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org

__________


Aluno: Kaio Vinícius Fernandes Lamounier
Nº: 17
Ano/Turma: 3ºK





PINTURA NA AMÉRICA DO SUL
A pintura refere-se genericamente á técnica de aplicar pigmento em forma liquida a uma superfície, a fim de colori-la atribuindo-lhe matrizes, tons e posturas.
A arte do século xx tão rica como diversificada é fruto do conjunto de revoluções operadas no continente europeu a partir da metade do século xix. A Revolução Industrial, o surgimento da fotografia, a Revolução Russa, a primeira e a segunda guerra mundiais, e a queda do muro de Berlim, foram momentos significativos que mudaram a forma de ver e sentir do mundo ocidental, e por conseqüência a forma de se exprimir. Assim a pintura do século xx marca uma ruptura com os cânones do passado, como o classicismo conservador marcado pela representatividade e condicionado pela tradução da realidade objetiva.
Com o século 19 surgiram novos ideais estéticos e artísticos. A obra de arte passou a ser encarada como instrumento de denúncia da realidade social, desafiando a estética subjetiva romântica com a representação de caráter eminentemente objetivo. Um dos primeiros representantes dessa nova perspectiva artística foi Gustave Coubert cuja obra é marcada pela constante representação de figuras de extração popular. A concepção artística assumiu uma postura de preocupação de desmascaramento de fatos sociais.
Dias de futuro passado (Gustave Coubert).
                     O Impressionismo
Um grupo de jovens artistas surgiu no período dos meados ao final do século 19, sendo rotulados como impressionistas por uma crítica hostil as suas produções. Paul Cézane foi o responsável pela introdução de um tipo de representação pictórica em que havia a dissolução atmosférica dos objetos. Vicent Van Goh foi o grande representante do pós impressionismo. Foi o momento das vanguardas artísticas.


                    A arte Moderna
Salvador Dali.
Surgiram tendências diversas nestes contextos, como futurismo, o expressionismo e o movimento mais proeminente na pintura o cubismo, tendo sido desenvolvido por Pablo Picasso e George Braque. O artista passou a realizar uma verdadeira reordenação da realidade através da sua obra.Caminho idêntico foi seguido pela chamada arte abstrata, que se baseia em conceitos subjetivos, não possuindo referencia no mundo objetivo.Representantes dessa tendência foram Piet Mondrian e Wassily Kandinsk .Na década de 20 surgiu uma nova tendência que , que explorava imagens e realidades do subconsciente humano, tendo sido denominada surrealismo.Salvador Dali foi omaior representante dessa tendência.



Paul gauguin

Nessa era modernista há alguns pintores que se destacaram, como August Rondin,Pablo Picasso,Vincent van gogh,Henri Matisse,Paul Gauguin,Claude Monet etc.



Nome: Alexandra Rodrigues
N°:01  Turma:3°k

Bibliografia:

__________________

Pintura Asiática 
          Em razão de sua extensão territorial, o continente asiático abrange diversar caracteristicas naturais, econômicas e cultutais.
          As belíssimas pinturas asiáticas, uma arte milenar que envolve muita técnica, concentração e paixão pela arte da pintura. Com traços marcantes e figuras geralmente femininas, essas pinturas ganham o mundo e cai no gosto dos turistas que visitam toda a Ásia.

          Paisagens, animais e escritas nativas são facilmente encontradas nas pinturas, a beleza da mulher asiática está em evidência como também uma sutil sensualidade e erotismo, muitas flores, músicas e movimentos corporais também são registrados.

          Mas podemos também citar os movimentos artísticos e culturais que ocorreram na Rússia, aproximadamente entre as décadas de 1890 e 1930 conhecidos como Vanguarda Russa.
          Apesar da variedade de artistas e escolas que o termo pode abranger, normalmente ele está mais associado aos movimentos construtivista e suprematista, que em geral ocorreram paralelas à Revolução política e os quais inserem-se no contexto das vanguardas artísticas europeias.

          Áreas uniformes de cores puras. Uma objetividade própria com novos significados e novas formas caracterizaram o Construtivismo Russo, movimento estético-politico iniciado na Rússia a partir de 1919.

          As artes vindas da China, do Japão, da Tailândia e de muitas outras contribuem bastante para a cultura asiática. Cada uma com as suas especialidades.
Arte Chinesa


          O paisagismo foi considerado na China o gênero pictórico mais relevante. As paisagens ostentavam formas puras e simbólicas, as composições eram em geral assimétricas e obtinha-se uma ilusão de perspectiva sem paralelo na pintura universal. A partir de então, a pintura chinesa se limitou à imitação dos modelos antigos, e surgiram a pintura sobre seda e as gravuras.

Artistas Tradicionais
Artistas Contemporâneos:
Arte Japonesa


A pintura japonesa, no essencial, não se afastou do modelo chinês. A princípio também se produziu grande quantidade de afrescos, que decoravam as paredes dos templos. De caráter naturalista, eram semelhantes às primeiras pinturas budistas dos pagodes chineses. Já em plena Idade Média, os pintores japoneses abandonaram definitivamente os temas religiosos e optaram por ilustrar o refinamento e os luxos da
corte. Adquiriu então importância a técnica da aquarela sobre papel ou seda, sempre segundo cânones estéticos chineses.
tem sido influenciado pela invasão de ideias novas e exóticas que são absorvidas, imitada e, finalmente, assimiladas. Esta arte primitiva era fortemente influenciada pelo budismo. No século IX artistas
japoneses se afastaram da influência da China para desenvolver formas mais nativas.Escova de pintura é a arte preferida no Japão. Isso decorre do uso de pincéis para escrever o que criou uma familiaridade com a técnica de pincel. Além de pinturas, há esculturas com o tema amplamente associada com a religião, e cerâmica, que são considerados entre os melhores do mundo.
japonesa foi introduzida a influência ocidental na década de 1870 a partir de artistas italianos. Ao mesmo tempo os artistas japoneses mantêm temas e técnicas tradicionais. Na segunda metade do século XIX, a arte japonesa, que é valorizado por seu estilo simples e colorida, teve um impacto sobre outras formas de arte ocidental.

          Arte japonesa
          Pintura
Arte Tailandesa
Nos tempos antigos, até o início da era moderna, na Tailândia, artesãos tailandeses eram considerados os "verdadeiros artistas". Eles foram pensados ​​para possuem intelecto superior, uma plena compreensão da cultura e uma sabedoria muito abrangente. Eles tiveram a capacidade de criar e produzir grandes obras de arte. Essas artes não refletem nos artistas força criativa, mas também reflexões culturais da arte e seu uso na sociedade tailandesa.
a introdução da arte moderna na Tailândia, pintores tailandês começou a experimentar com o impressionismo e o cubismo. Escolheram como tema cenas da natureza ou rurais, geralmente desprovidos de pessoas. Um dos mais destacados artistas tailandeses desse período foi Chakrabhand Posayakrit, retratista que interpretava temas clássicos com cores suaves. Outro artista altamente considerado desse período, que se sobressaiu em representações realistas, foi Acharn Saard. Suas pinturas, que são principalmente em óleo, oferecem uma riqueza de cores e uma profundidade de apresentação realista, que mais tarde foi aderida por alguns artistas tailandeses.

          Após

          É possível concluir que a arte asiática é uma arte muito rica. Os traços explorados são únicos. Sua levesa é fascinante. Vale a pena contemplar e admirar tão belas




 

Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81sia#Cultura
http://www.portalbrasil.net/asia.htm
http://www.asia-art.net/
http://brasilescola.com
http://www.mundo-afora.com/imagensfotos/pinturas-para-admirar-arte-asiatica.html





Nome: Stéphany Amorim
Nº: 33
Série/Turma: 3º "K"





SEC 20


No começo ,artistas como Picasso,Van Gogh,Matisse e outros tornaram-se conscientes e inspirados,pela arte Africana.Era um momento em que a vanguarda estabelecida lutava contra restrições impostas para servir ao mundo das aparências.A Arte áfrica mostrava o poder das formas muito bem organizada, produzida principalmente para o uso da imaginação, da emoção e da experiência mística e religiosa
.
Estes artistas viram na arte Africana uma perfeição formal e uma sofisticação unificada com poder expressivo fenomenal.O estudo era uma resposta aos artistas africanos, de artistas no início do século XX facilitaram uma explosão de interesse na captação, organização e reorganização das formas, e a exploração de áreas emocionais e psicológicos até então nunca vistas na arte ocidental.Por esses meios, o estado da arte visual foi mudado.A Arte deixou de ser apenas e principalmente de aparências e estética, mas também se tornou um meio válido para o discurso filosófico e intelectual e, portanto, mais verdadeira e profunda.
  
SEC 21
           Existe uma coexistência dos estilos e modos de expressão já estabelecidos com essas inovações que surgem. Nos últimos anos, com o desenvolvimento dos transportes e das comunicações dentro do continente, um grande número de formas de arte tem sido disseminado por entre as diversas culturas africanas. A arte Africana tem algo interessante,você pode achar semelhança entre dois países sem eles se assemelharem.                                                                      Além das próprias influências africanas, algumas mudanças têm sua origem em outras civilizações. Por exemplo, a arquitetura islâmica e suas formas podem ser vistas hoje em algumas regiões da Nigéria em Mali, e Niger. Alguns desenhos e pinturas do leste indiano têm bastante similaridade em suas formas com as esculturas e máscaras de artistas dos povos Dibibio e Efik que se estabelecem ao sul da Nigéria. Temas cristãos também têm sido observados nos trabalhos de artistas contemporâneos, principalmente em igrejas e catedrais africanas. Vê-se ainda na África, nos últimos anos, um desenvolvimento de formas e estruturas ocidentais modernas, como bancos, estabelecimentos comerciais e sedes governamentais.


Nome:Natália
n°:27
Turma:3°k




ÁFRICA -SEC XIX

Os povos africanos possuem um vasto continente ,com costumes e arte muito característicos.Os povos agricultores são os mais conhecidos,pois a arte era mais praticada de forma isolada.
As máscaras são as formas mais conhecidas da arte africana.


Existem muitas pinturas de animais na arte africana,inclusive de animais já extintos,como por exemplo, nos desenhos em pedra no Sahara.Entre o sec 13 ao 19 os europeus encontraram pinturas de leões,elefantes,etílopes e humanos que se armavam para caçá-los.
Ainda no sec XIX surgiu na África a "arte negra" .Ela acompanhava a vida na comunidade,os rituais africanos,ela era instrumento da relação com o espiritual.
Essa arte africana não tinha compromisso com o retrato da realidade. Ela não tinha muita simetria e a proporção que se esperasse.Na maioria das vezes cabeça era muito grande, pois ela representava a personalidade, o saber, principalmente de um “Mais Velho” da comunidade; a língua também era maior que a boca: ela expressa a fala, que é a chave da tradição oral; a barriga e os seios femininos significavam a fertilidade; os pés, geralmente grandes, são bem fixados na terra.
Pablo Picasso tomou conhecimento da arte africana e dessa forma surgiu inspiração para o movimento cubista.




SEC 20


No começo ,artistas como Picasso,Van Gogh,Matisse e outros tornaram-se conscientes e inspirados,pela arte Africana.Era um momento em que a vanguarda estabelecida lutava contra restrições impostas para servir ao mundo das aparências.A Arte áfrica mostrava o poder das formas muito bem organizada, produzida principalmente para o uso da imaginação, da emoção e da experiência mística e religiosa.
Estes artistas viram na arte Africana uma perfeição formal e uma sofisticação unificada com poder expressivo fenomenal.O estudo era uma resposta aos artistas africanos, de artistas no início do século XX facilitaram uma explosão de interesse na captação, organização e reorganização das formas, e a exploração de áreas emocionais e psicológicos até então nunca vistas na arte ocidental.Por esses meios, o estado da arte visual foi mudado.A Arte deixou de ser apenas e principalmente de aparências e estética, mas também se tornou um meio válido para o discurso filosófico e intelectual e, portanto, mais verdadeira e profunda.
  
SEC 21
Existe uma coexistência dos estilos e modos de expressão já estabelecidos com essas inovações que surgem. Nos últimos anos, com o desenvolvimento dos transportes e das comunicações dentro do continente, um grande número de formas de arte tem sido disseminado por entre as diversas culturas africanas. A arte Africana tem algo interessante,você pode achar semelhança entre dois países sem eles se assemelharem.                                                                      Além das próprias influências africanas, algumas mudanças têm sua origem em outras civilizações. Por exemplo, a arquitetura islâmica e suas formas podem ser vistas hoje em algumas regiões da Nigéria em Mali, e Niger. Alguns desenhos e pinturas do leste indiano têm bastante similaridade em suas formas com as esculturas e máscaras de artistas dos povos Dibibio e Efik que se estabelecem ao sul da Nigéria. Temas cristãos também têm sido observados nos trabalhos de artistas contemporâneos, principalmente em igrejas e catedrais africanas. Vê-se ainda na África, nos últimos anos, um desenvolvimento de formas e estruturas ocidentais modernas, como bancos, estabelecimentos comerciais e sedes governamentais.
 Existem muitas pinturas de animais na arte africana,inclusive de animais já extintos,como por exemplo, nos desenhos em pedra no Sahara.Entre o sec 13 ao 19 os europeus encontraram pinturas de leões,elefantes,etílopes e humanos que se armavam para caçá-los.
Ainda no sec XIX surgiu na África a "arte negra" .Ela acompanhava a vida na comunidade,os rituais africanos,ela era instrumento da relação com o espiritual.
Essa arte africana não tinha compromisso com o retrato da realidade. Ela não tinha muita simetria e a proporção que se esperasse.Na maioria das vezes cabeça era muito grande, pois ela representava a personalidade, o saber, principalmente de um “Mais Velho” da comunidade; a língua também era maior que a boca: ela expressa a fala, que é a chave da tradição oral; a barriga e os seios femininos significavam a fertilidade; os pés, geralmente grandes, são bem fixados na terra.
Pablo Picasso tomou conhecimento da arte africana e dessa forma surgiu inspiração para o movimento cubista.

3 comentários:

  1. Turma da pintura, passei apenas para computar as postagens. Os comentários particularizados serão feitos em breve. Aguardem!

    ResponderExcluir
  2. Olha, acho que a postagem está meio problemática, pois o comentário anterior desapareceu. Aqui estão os comentários individualizados:
    Kaio - gostei de seu texto, apesar de trazer muitas marcas de textos constantes de sua bibliografia. Reveja a garafia de LÍQUIDA e CONSEQUÊNCIA. o melhor seria: FORAM OS PRECURSORES// ,POR EXEMPLO,//.
    Alexandra - você intitulou Pintura na América do Sul e colocou texto falando da pintura no mundo e imagens de pintores não pertencentes ao local. Como os três primeiros parágrafos foram uma repetição do nos trouxe Kaio, sugiro a refacção de tudo.
    Stéphany - seu texto ficou bom, apesar de ser uma reprodução da fonte pesquisada. Faltou colocar o nome das imagens e seus autores. O melhor seria: DE CARÁTER NATURALISTA, ERA SEMELHANTE ÀS PRIMEIRAS PINTURAS...// , IMITADAS E, FINALMENTE,...// PARA DESENVOLVEREM...// A INFLUÊNCIA OCIDENTALFOI INTRODUZIDA A PARTIR DA DÉCADA DE 70 POR ARTISTAS ITALIANOS.// PARA POSSUÍREM INTELECTO SUPERIOR,// A ARTE MODERNA NA TAILÂNDIA FOI INTRODUZIDA POR PINTORES TAILANDESES QUE COMEÇARAM A EXPERIMENTAR COM O IMPRESSIONISMO E O CUBISMO.//.
    Natália - Substitua a expressão ARTE AFRICANA por sinônimos ou hiperônimos. O melhor seria: INSPIRADOS PELA ARTE DA ÁFRICA// DAS FORMAS MUITO BEM ORGANIZADAS, PRODUZIDAS PRINCIPALMENTE...//.

    ResponderExcluir
  3. Amei tudo que vi.Obrigada a todos que se empenharam!

    ResponderExcluir

Digite aqui o seu comentário. Obrigado!