Música

 Música Européia

          A sociedade européia do séc. XIX vivera uma época de transformações econômicas, sociais, políticas e ideológicas. A arte musical não poderia ter ficado alheia a este mundo em movimento. No campo da música houveram mudanças em quase todos os aspectos em que o compositor trabalhava: formas musicais, elementos melódicos e rítmicos, instrumentação, etc. O conjunto de regras que havia dominado a música nas épocas barroca, clássica e romântica abriu, na prática, uma fenda, por volta do decênio 1880-1890.

          Diante da crise de linguagem, os músicos europeus reagiram de maneiras diferentes, de acordo com seu gênio particular, sua herança musical e, até, sua nacionalidade. O abandono da tonalidade causou em suas primeiras manifestações uma forte sensação de insegurança em muitos criadores, sensação essa que se transmitiu ao público.

          A desmistificação do sistema tradicional dever-se-á em parte à descoberta das músicas antigas medievais e dos países não europeus. A partir deste conhecimento não se podia continuar afirmando que o sistema harmônico tradicional se baseava em princípios naturais e que era imutável. Abriram-se assim as portas ao relativismo musical.

          Juntamente com as descobertas de músicas de povos de culturas e hábitos diferentes, também os avanços tecnológicos e os avanços eletrônicos também fizeram com que mudasse as relações entre os ruídos e os sons musicais, ampliando as possibilidades no campo de instrumentação.

           Na passagem do século XVIII para o século XIX, a musica européia era dominada pelo Romantismo alemão. Ludwig Van Beethoven e Franz Schubert foram os nomes mais importantes da primeira geração romântica.

          Durante a Segunda Guerra Mundial, os países que eram ocupados pela Alemanha eram proibidos de ouvir as rádios que não fossem indicadas pelo III Reich, o qual era o nascimento e a explosão do nazismo ao poder da Alemanha depois a Primei Guerra Mundial, aonde o governo emitiu um decreto dizendo que os civis cnstitucionais não teriam direitos e estava criando um estado de emergência aonde os decretos não precisariam da confirmação do parlamento.
          Ludwig Van Beethoven nasceu ma cidade de Bonn em 17 dezembro de 1770 na Alemanha, seu pai era músico e trabalhava a serviço do principe locas, tinha descedência holandeza o músico já tinha perdido vários filhos e só pensava em uma coisa, que seu filho Ludwig fosse um novo Mozart. A primeira ocupação oficial de Beethoven foi cumpprindo as funções de organizador e tocando na orquestra do príncipe eleitor Maximiliano Francisco. Aos 17 anos viajou a Viena aonde dizem ter se encontrado com Mozart, embora isso não foi comprovado, ele pretendia ficar em Viena mais a orte de sua mãe o levou de volta a Bonn.

          A familia de Beethoven estava cada vez mais em decadência naquela época. Seu pai estava rendido ao alcoolismo e estava cada vez mais arrogante e violento. Aos 21 anos ele foi a Viena para estudar com Haydn. Chegava assim a sua segunda e definitiva cidade, os estudos com Haydn duraram pouco tempo, e Beethoven se estabelecu como compositor e concertista na capital austríaca, aonde ao mesmo tempo continuava a estudar com outros professores.

          Um bom músico respeitado e jovem, tudo se encaminbhava bem para Beethoven se torna um dos inúmeros compositores que viviam em Viena naquela época, mas algo se abatia sobre o jovem compositor, ele estava ficando surdo. Foi daí que surge o quase mítico Beethoven que nós conhecemos até hoje. A sua doença estava cada vez mais se avançando e se tornando cada vez mais prejudicial a sua carreira, devido a essa doença ele começa a se isola da sociedade no augi da sua fama, e se torna professoe e compositor.

          A sua vida particula estava cada vez mais o pejudicando, pois seus casos amorosos terminavam de uma forma doloroza, deixando marcas cada vez mais dolorosas em seu coração fazendo com que ele se veja envelhecendo cada vez mais rápido. Mais Beethoven não deixa se abater e como ele mesmo disse que ia fazer "segurar o destino pelo focinho".

          A surdez de Beethoven estava cada vez pior. Um de seus concertos em Viena, justamente na estréia de sua quinta sinfonia, foi um desastre total. O músico, sem distinguir uma só nota, insistiu em reger a orquestra, que, desorientada, não conseguiu tocar bem a partitura.

          Em 1823, Beethoven colocou um ponto final em uma obra que lhe tomara muito tempo e que lhe dera muito trabalhoe que lhe era das mais caras: a Nona Sinfonia. com medo da recpção do povo em Viena, ele decidiu estreiá a sinfonia em Berlim, mas não sabe-se como a not´cia se espalhou pela cidade de Viena, e os pensadores da cidade enviaram uma carta como que uma súplica para que ele estreiásse a sua obra na cidade. A sua demostrção foi um espetátuculo, antes que a sinfonia acabasse o povo já estava em palmas.

          Beethoven estava cada vez mais com sua saúde debilitada, e em 1827, no dia 26 e março, às 15h45, durante uma tempestade, Beethoven morreu, vitimado por cirrose crônica, talvez herdada de seu pai, brandindo a mão fechada contra o céu, num último gesto de rebeldia.

Franz Schubert

          Franz Schubert nasceu em 1797 em Lichtenthal, uma cidade das redondezas de Viena, seu pai era professor em uma escola de música e eramúsico amador. Aos 6 anos, Schubert  ele entrou em uma escola de Lichtenthal, seu pai o ensinou e incentivoua tocar violino e o sue irmão, Ignaz o ensinou piano.

          Em 1805 Shubert foi encaminhado a Michael Holzer que era organistada paróquia de Lichtenthal para poder aprimorar e desenvolver suas técnicas, apartir de então ele começou a tocar violino e a cantar no coro da paróquia.

          Em setembro de 1808 ele participou de um concurso para poder se torna corista da capela imperial. A sua bela voz o deu uma vaga no coro e uma bolsa de estudos em Stadtkonvikt, aonde estou até quase seus 17 anos.

           Em 30 de março de 1811, Schubert compôs seu primeiro lied: "Hagars Klage", o que fez com que Salieri se tornasse seu professor. Em outubro de 1813 Schubert compôs sua "Primeira Sinfonia em Ré Maior", no final daquele ano ele deixou o conservatório e foi para a escola de seu pai.
       
          Durante dois anos, Schubert dividiu seu tempo entre a sala de aula e sua paixão pela música e chegou a compor mais ou menos duzentas obras. Escreveu uma dúzia de óperas, que não obtiveram sucesso. Mas Schubert se mostoru um ótimo compositor de um gênero que aperfeiçoaria: o lied, a canção lírica. Em um ano, compôs cerca de 150 lieder, baseados em textos deShakespeare, heinrich Heine e Goethe, entre outros autores.

          Essas canções fariam enorme sucesso de público e de crítica, aonde seu autor pode ter sido considerado,  posteriormente, o maior poeta lírico da música universal.

          No final de 1816 o compositor brigou com  com o pai e se entregou a uma vida boêmia, sobrevivendo com a ajuda de amigos.

          Em 1818, conseguiu o emprego de professor de Maria e Caroline, as duas filhas do conde Esterhazy, em Zseliz, na Hungria. Mas a nostalgia o fez abandonar o emprego e retornar a Viena, onde voltou a compor. Até 1820, Schubert teve dificuldade de ter sua obra publicada, mas entre 1821 e 1828 foram lançadas no mercado 106 obras suas em edições separadas, editadas por onze editoras diferentes. Apesar disso, Schubert não sabia administrar dinheiro e, sem espírito comercial, recebia pouco dinheiro pelo seu trabalho.

          No início de 1823, ele continha sífilis, foi internado varias vezes. A doença, que naquele tempo era considerada sem cura, o levou á depressão.

          Em 1824, já se sentia mais recuperado e compôs diversas peças, entre elas "A Bela Moleira". O conde Esterházy pediu a Schubert que voltasse a dar aulas às suas filhas. Ele aceitou, ficando lá de maio a setembro, quando voltou para Viena. Em janeiro de 1825, foi internado novamente e em dezembro teve outra recaída. Nesse ano compôs a "Missa Alemã", uma coleção de pequenos coros, "Jornadas de Inverno", uma série de cantos de despedida, e diversas outras obras expressivas, entre elas o "Trio para Piano e Cordas em Si Bemol Maior", uma de suas obras mais populares.

          O último ano da vida de Schubert foi marcado por uma contínuos pedidos dos editores por trabalhos curtos para piano. Estas obras líricas representam diversos estados de ânimo. Aparecem nesse período obras como o ciclo de canções "Canto do Cisne", a obra-prima "Nona Sinfonia em Dó Maior" e a "Missa em Mi Bemol Maior".

          Em setembro de 1828 Schubert mudou-se para a casa de seu irmão Ferdinand, onde completou suas últimas sonatas para piano.

          Schubert morreu de tifo, no dia 19 de novembro de 1828, com apenas 31 anos. Seu corpo foi enterrado no cemitério de Wahring e em 1888 foi trasladado ao cemitério central de Viena.                         

          Na Itália, os destaques foram para Giuseppe Verdi e Giacomo Puccini, que eram mestres da ópera e cultores do Bel Canto.


         Giuseppe Verdi  nasceu em Roncole, no dia 10 de outubro de 1813, e morreu em um hotem em milão, no dia 27 de janeiro de 1901. Ele foi um compositor de óperas do período romãntico italiano, sendo na época considerado o maior compositor nacionalista da itália,

          Foi um dos compositores mais influentes do século XIX. Suas obras são executadas com frequência em casas de ópera em todo o mundo e tendo alguns de seus temas enraizados na cultura popular, como "La donna è mobile de Rigolleto, "Va, pensiero"  de Nabucco , "Libiamo ne' lieti calici" de La Traviata e o "Grande Marcha" de Aida.

         Embora sua obra tenha sido algumas vezes criticada por usar de modo geral a expressão musical diatônica em vez de uma cromática  e com uma tendência de melodrama, as obras-primas de Verdi dominam o repertório padrão um século e meio depois de suas composições.




          Puccini é um dos expoentes máximos da ópera italiana clássica. Muitas de suas óperas caracterizam-se pela ação dramática, com a recriação de uma atmosfera poética, o que lhe valeu o epíteto de "Poeta das Pequenas Coisas". Sua leveza e seu delicado sentimentalismo o distinguem claramente de seu antecessor Giuseppe Verdi e de suas grandiosas óperas heróicas. Duas de suas obras trágicas, La Bohème (1896) e Madame Butterfly (1904), fazem parte essencial dos programas dos teatros de ópera de todo o mundo.

          A primeira narra uma história de amor entre a tísica Mimi e o boêmio Rodolfo e, quando estreou sob a direção de Arturo Toscanini, foi um fracasso; por seu lado, a segunda narra a paixão entre a japonesa Butterfly e um norte-americano desleal. Na ópera Tosca (1900), a protagonista, que dá precisamente o nome à ópera, rejeita as aproximações de um ditador porque ama o artista Cavaradossi. Outras óperas célebres de Puccini, que também compôs música sacra para piano e órgão, são Turandot que inclui uma das mais belas árias para tenor, "Nessun Dorma", e aquela que foi seu primeiro sucesso, Manon Lescaut (1893).



http://www.malhanga.com/musica/Ludwig%20Van%20Beethoven.html
http://massacrados.tripod.com/id8.html
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia027.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Schubert
http://www2.uol.com.br/spimagem/personalidades/historicas/giuseppe_verdi/index.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Giacomo_Puccini



Michael Fernando Teixeira Lemos
CEM Setor Leste
Turma: 3°K
N°: 26




                                      A música Sul Americana


A Música da América Latina inclui os estilos musicais de todos os países da América Latina e está distribuída em diversas variedades. Faz parte desde a simples música do norte do México à sofisticada havaneira de Cuba, bem como as sinfonias de Heitor Villa-Lobos e os simples e emocianates sons da quena, uma flauta andina. A música tem desempenhado um importante papel recentemente na política da América Latina, o movimento Nueva Canción é um excelente exemplo. A música latino-americana bastante diversificada é realmente unida por meio da origem comum dosidiomas: as línguas neolatinas portuguesa e espanhola, no caso particular do continente americanosão os dialetos espanhol da América e português do Brasil, e em menor escala, as crioulasderivadas dessas, como o crioulo haitiano. 

Embora Portugal e Espanha não façam parte da América Latina, a música espanhola e portuguesaconvivem com a latino-americana em um forte e rico intercâmbio. 

Existem diversos estilos de música latino-americana, todos os quais nascem da mistura de elementos musicais europeus, africanos eindígenas. No passado, vários autores sugeriram posições extremas, como que a música latino-americana não receba a influência africana, ou ao contrário, que é puramente africana e necessita de elementos indígenas e europeus. Hoje em dia, é geralmente aceitado que osritmos latinos são sincréticos. Especificamente, as formas espanholas de composição de canções, os ritmos africanos e a harmoniaeuropéia são partes fundamentais da música da tropical latina, assim como os gêneros mais modernos como o rock, o heavy metal, o punk, o hip hop, o jazz, o reggae e o R&B.. 
A Décima, uma maneira de compôr canções de origem espanhola, onde há dez linhas com oito sílabas cada uma, essa forma era a base de muitos estilos hispânicos. A influência africana também é central nos ritmos latino-americanos, e é a base da Rumba Cubana, Bomba, Plena de Porto Rico,Cumbia Colombiana, Samba, Marimba Equatoriana e de vários estilos peruanos como o festejo,landó, panalivio, socabón, Son de los diablos, Toro Mata. No Peru, há regiões onde a influência musical africana se mistura com o cigano. Exemplos disto estão por todo o norte e centro do país em ritmos de batidas como a zamacueca, a marinera e a resbalosa. Uma das mestiçagens musicais mais raras, é a influência africana que se nutre com a cultura da América Andina, dando origem a ritmos como o tondero, a cumanana e o vals peruano.
Outros elementos musicais africanos são mais prevalentes na música religiosa tradicional sincréticas e multifacetadas, como o candomblé brasileiro e a Santería cubana. A síncope, técnica musical em queé prolongado o som de uma nota do compasso, é outra característica da música latino-americana. A enfatização africana no ritmo também é uma herança, e se expressa mediante a primazia dada aos instrumentos de percussão (que em conjunto se conhece como "percussão latina"). O estilo de chamada e resposta é comum na África, e também está presente na música da América Latina.
Sabe-se muito pouco sobre a música durante a América pré-colombiana. E ainda existem povos isolados na Bacia Amazônica e em outros países que tiveram pouco contato com os europeus ou africanos, a músic latina é quase inteiramente uma síntese da dos europeus, dos africanos e dos ameríndios. As avançadas civilizações da época de pré-contato foram as dos Impérios Maia, Asteca e Inca.
As antigas civilizações mesoamericanas dos Maias e Astecas tocavam instrumentos entre os quais são incluidos otlapitzalli (espécie de flauta), o teponatzli (espécie de tambor de madera), uma espécie de trompete feita de caracola, vários tipos de guizos e o huehuetl (espécie de timbal). Os primeiros escritos espanhóis indicavam que a música asteca era inteiramente religiosa, era executada por músicos profissionais; alguns instrumentos eram consideradossagrados, os músicos que cometiam erros nas execuções eram castigados, pois esses erros eram considerados umaofensa aos deuses.
Algumas representações pictóricas indicam que a apresentação em conjuntos era bastante comuns. Instrumentos similares se encontravam entre os Incas, quem tinham como instrumentos uma ampla variedade de ocarinas ezampoñas.
A música indígena do Equador, do Peru e da Bolívia tendem ao uso proeminente de instrumentos de sopro, elaborados geralmente em madeira e no formato de bastões, como também a partir de ossos animais. O ritmo é usualmente mantido com tambores demadeira cobertos com couro. Também estão acompanhados de instrumentos com estilo de guizos feitos de casco, seixo ou sementes.Instrumentos de corda de origem europeia e mediterrânica devem ter sofrido adaptações locais, e assim nascendo o charango e o bandolim.


        Os estilos mais famosos


 Conhecido internacionalmente, o tango talvez seja o estilo musical mais famoso da Argentina, que se desenvolveu em Buenos Aires e arredores, bem como em Montevidéu, Uruguai. No entanto, ele não é o único, há também ritmos como a chacarera, a cueca, a zamba e o Chamamé. Entre os ritmos modernos, são incluidos o quarteto, a cumbia e suas derivações.








A música da Bolívia é uma das mais fortemente ligadas a sua população nativa dentre os estilos nacionais da América do Sul. Após o período nacionalista da década de 1950, as culturas dosaimarás e quíchua foram mais amplamente aceitadas e estes estilos de música folclóricagradualmente foram fundindo-se em sons pop. Los Kjarkas desempenharam um papel central nessa fusão e na popularização da lambada no país. Outras formas de música nativa, como o huaino e a saya, são também bastante difundidas.



O Brasil é um país extenso geograficamente e diverso nos aspectos culturais. Possui um vastahistória de desenvolvimento música popular, que abarca desde uma inovação do início do século XXcomo o samba até a modena Música Popular Brasileira (MPB) e o tropicalismo. A bossa nova e o jazz latino são internacionalmente conhecidos.
Ao longo do tempo e com o crescente intercâmbio cultural com outros locais além da metrópole portuguesa, elementos musicais típicos de outros países se tornariam importantes, como foi o caso da voga operística italiana e francesa e das danças como a zarzuela, o bolero e habanera de origemespanhola, e as valsas e polcas germânicas, muito populares entre os séculos XVIII e XIX, e o jazzestadunidense no século XX, que encontraram todos um fértil terreno no Brasil para enraizamento e transformação.
Com grande participação negra, a música popular desde fins do século XVIII começou a dar sinais de formação de uma sonoridade caracteristicamente brasileira. Na música clássica, contudo, aquela diversidade de elementos se apresentou até tardiamente numa feição bastante indiferenciada, acompanhando de perto - dentro das possibilidades técnicas locais, bastante modestas se comparadas com os grandes centros europeus ou como os do México e do Peru - o que acontecia na Europa e em grau menor na América espanhola em cada período, e um caráter especificamente brasileiro na produção nacional só se tornaria nítido após a grande síntese realizada por Villa Lobos, já em meados do século XX.

 A música do México encontra suas raízes na música folclórica como o mariachi e o Jarana.
Atualmente, grupos como Molotov adquiriram notoriedade internacional dentro do que se chama de música popular. Neste cenário, encontra-se também a banda pop RBD e cantoras como Thalía e Paulina Rubio. Outros grupos, como Café Tacuba e Maná fazem parte do cenáriorock da música mexicana. Também é mexicano o guitarrista Carlos Santana, cuja carreira iniciou-se na década de 1960 e a fama adquirida o levou a tocar no famoso festival de Woodstock.








No Paraguai, é notável a guarânia, estilo folclórico de música criada no Paraguai pelo músico José Asunción Flores em 1925 com o propósito de expressar o caráter do povo paraguaio. Esse estilo tem influenciou muito a música brasileira, pricipalmente os músicos brasileiros do Centro-Oeste, o maior alvo foi a música sertaneja brasileira. A polca e a zarzuela são ritmos também presentes na cultura musical paraguaia. 

A música do Uruguai mais do que outros não reconhecem as fronteiras políticas, muitos ritmos partilham com os seus vizinhos: ao norte e ao leste pelo Brasil, a oeste e em todo o Rio da Prata, da Argentina, e mesmo com o Paraguai, já que a cultura guaranítica atravessa as províncias do litoral argentino e chega à banda oriental. Assim aparecem os gêneros musicais compartilhadas como milonga, gato,estilo, litoraleña, pericón, cifra, chamarrita, vidalita, rasguido doble, triste, cielito, maxixa, xote, polca,chico zapateado, etc., mas a música do Uruguai também tem ritmos que são únicos, como ocandombe montevideano e a murga uruguaia, que teve seu apogeu no Carnaval uruguaio. E tal como em algum momento apareceu o candombe em Buenos Aires, mas com um alcance limitado, existe otango em Montevidéu, com um desenvolvimento independente da Argentina.







Música Tejana
A Música Tejana pode ser categorizada como uma conjunção do country, mais o rock e o rhythm and blues, originada no Texas e cantada tanto na língua espanhola quanto na língua inglesa, tendo uma vasta variedade de influências culturais.
A maioria tejanos, como são chamados os texanos descendentes de latino-americanos ou hispânicos, hoje residem no sul do estado estadunidense Texas e têm sua própria música popular e folclórica, bastante influenciada pelas distintas músicas mexicana e estado-unidense.






Reggaetón
O reggaetón tornou-se um fenômeno musical internacional da América Latina, já não é mais classificado apenas como um gênero panamenho ou mesmo até porto-riquenho. É uma mistura de influências da Música da Jamaica(reggae e dancehall) com ritmos da América Latina (bomba e plena), sem falar da influência musical dos Estados Unidos (hip hop e rap).




Emanuel Mateus da Conceição Teixeira
CEM Setor Leste
Turma: 3°K
N°: 08





BLUES-O grito


        A historia do blues se inicia com o berro do escravo negro,nas plantações de algodão ,ao longo do Mississipi,nos Estados Unidos.
        Esses berros de estranha entonação eram atividade expressiva comum entre os nativos da África Ocidental.O primeiro grito negro cortou os céus americanos como uma espécie de sonar, talvez a unica maneira de fazer o reconhecimento do ambiente novo e hostil que o cercava.A medida que o escravo se afundava na cultura local o grito ia se alterando assumia novas formas.A musica servia de suporte, as work-songs, e um exemplo,  ajudava a imprimir um ritmo ao trabalho no campo.Ao longo do berro iam se acumulando sistemas sonoros como as cantigas-de-escárnio ,aos cânticos religiosos,a spirituals,a gospel-songs e as canções de menestréis .Porem ele permanecia como a primeira estrutura, o núcleo da expressão  musical negra.
        O grito africano e um som único, que desafia qualquer analise segundo os padrões estabelecidos da musicologia ocidental. foi do casamento entre o grito escravo e a harmonia européia que nasceu o blues.A linguagem do blues define algumas modalidades do rock e do pop também.
        A marca do blues, a sua célula básica, e a blues note.Essas blue notes são as que  formam a tonalidade-blue(triste, melancólica) , resultam justamente de uma resistência cultural, de uma ''inadequação'' do negro, incapaz de aderir completamente a tonalidade europeia.Alguns chamaram estas notas _chocantes aos ouvidos da classe media_ de "rebeldes".No jargão dos músicos, elas eram "dirty notes"( notas sujas).Escreve o chefe de orquestra Rudy Valle por volta de 1930:"tenho tocado uma nota meio barbara no meu saxofone,e observado o efeito sobre a multidão,a agitação dos pes e pernas jovens."Valle nao sabia mas tinha descoberto a blue note.
      O blues foi surgindo a medida que os gritos se tornaram mais complexos:gritos acompanhados pela guitarra,gaita-de-boca ou outros instrumentos pobres e rudimentares, o ritmo marcado na batida do pe _isso nas zonas rurais.Nas cidades, iam se introduzindo no acompanhamento os instrumentos europeus,mais sofisticados:cornetas, trombone,clarinetas,piano.
      Inicialmente uma frase solta no espaço ,o blues,seguindo o ritmo natural da fala , acabou se fixando em 12 compassos,divididos em 3 partes iguais , com um diferente acorde para cada parte.As proprias palavras marção essa divisao.

      I`m going down and lay my head on the railroad track,
      I`m going down and lay my head on the railroad track,
      when the train come along,I`m gonna snatchit back.
Ao fim de cada frase sobra um tempo livre, que e geralmente preenchido por uma resposta instrumental.Esse esquema e chamado de chamada-e-resposta  que ainda sobrevivi no rock, no dialogo entre voz e guitarra.
Nome:Tielle 
CEM   Setor Leste    
N°:35 Turma:3°k



Música Norte Americana

Século XIX

     Em plena a era colonial, dois campos diferentes foram considerados músicos clássicos.Uma era de compositores amadores que começavam com simples estilos que eram sofisticados com o tempo. A outra produziram um grande número de compositores promissores que trabalhavam especificamente em um estilo de compositores promissores ingleses durante os dias.

     A música européia clássica foi parra os Estados Unidos durante a era colonial. Muitos desses compositores americanos desse período trabalharam exclusivamente com modelos da Europa, entre outros, como Willian Billings, Supply Belcher e Junstin Morgan, conhecida também como Primeira Nova Escola Inglesa, desenvolvendo um estilo diferente dos modelos europeus.

     No século XIX, a América produziu vários compositores como Anthony Philip Heinrich, quem compôs músicas intecionalmente de estilo “ Americano” e foi o primeiro compositor a escrever uma orquestra sinfônica. John Knowles Paine, no entanto, que se tornou o primeiro compósitos americano a ser aceito na Europa.

Século XX

    Uma revolução ocorreu na musica do século XX com o ganho de popularidade do rádio pelo mundo, e novas medias e tecnologias foram desenvolvidas para gravar, capturar, reproduzir e distribuir música.

     A música do século XX trouxe nova liberdade e maior experimentação com novas gêneros musicais e formas que desafiaram os dogmas de períodos anteriores. A invenção dos instrumentos musicais eletrônicos e sintetizador em meados do século revolucionaram a música popular e aceleraram o desenvolvimento de novas formas de música. Os sons de diferentes continentes começaram a se fundir de alguma forma. Modos mais rápidos de transporte permitiram aos músicos e fãs a viajar mais longe para apresentar ou ouvir.



Jonathan Lustosa Galvão n°:16
3° K

















2 comentários:

  1. Turma da música, passei somente para computar as postagens. Em breve farei os comentários por aluno. Parabéns e obrigada pelo trabalho de excelência!

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  2. Aqui estão os comentários particularizados:
    Michael - em seu texto, houve muita palavaras emendada à outra, além de apresentar quase uma cópia do material consultado. Reveja a grafia de EUROPEIA, MÚSICA e ESTREIA.O melhor seria escrever: HOUVE MUDANAÇAS EM QUASE// MÚSICAS EUROPEIAS// E OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS FIZERAM...// DEPOIS DA PRIMEIRA GUERRA...// MAS A ARTE DE SUA MÃE...// A SE ISOLAR DA SOCIEDADE// NO AUGE DA SUA FAMA E SE TORNA PROFESSOR E COMPOSITOR.// SUA VIDA PARTICULAR PREJUDICAVA-O, POIS OS CASOS AMOROSOS TERMINAVAM DE FORMA DOLOROSA E DEIXAVAM MARCAS EM SEU CORAÇÃO, ENVELHECENDO-O RAPIDAMENTE. MAS BEETHOVEN NÃO SE DEIXA ABATER E...// A SURDEZ DO MÚSICO ESTAVA CADA VEZ PIOR// DECIDIU ESTREAR...// CARTA COM UMA SÚPLICA PARA QUE ELE ESTREASSE NA CIDADE.// SUA DEMONSTRAÇÃO FOI UM ESPETÁCULO E ANTES QUE...// A SAÚDE DELE PIOAVA CADA DIA MAIS UM POUCO// ENSINOU-O PIANO// .
    Poderia ter começado por Verdi, que teria atendido à proposta da pesquisa, apesar de as informações sobre Beethoven e Schubert serem importantes. Faltou a bibliografia.
    Emanuel - seu texto está muitíssimo preso ao material pesquisado. Reveja a grafia de MÚSICA,, EUROPEIA, MADEIRA e ESTADUDINENSE. O melhor seria escrever: COMUM DOS IDIOMAS// É GERALMENTE ACEITO QUE SOS RITMOS// UMA DAS MESTIÇAGENS MAIS RARAS É A INFLUÊNCIA...// SINCRÉTICA E MULTIFACETADA, COMO...// DE MADEIRA COBERTOS// DENTRE OS ESTILOS NACIONAIS DA AMÉRICA DO SUL, A MÚSICA DA BOLÍVIA É A MAIS FORTEMENTE LIGADA A SUA POPULAÇÃO NATIVA.// NÃO RECONHECE AS FRONTEIRAS POLÍTICAS// A MAIORIA DOS ETEJANOS, COMO...// DO TEXAS E TÊM...//. Faltou a bibliografia.
    Tielle - seu texto está quase uma cópia e cola da pesquisa. Reveja a grafia de HISTÓRIA, ÚNICA, ANÁLISE, EUROPEIA, PÉ, PRÓPRIAS e DIÁLOGO. O melhor seria escrever: À MEDIDA EM QUE// ADERIR COMPLETAMENTE À TONALIDADE// MARCAM ESSA DIVISÃO// QUE É GERALMENTE...//.
    Faltou a biliografia.
    Jonathan - seu texto também está uma cópia da epesquisa. Reveja a grafia de EUROPEIA e MÚSICA. o MELHOR SERIA ESCREVER: em plena era colonial,// compositor americano. Reestruture o último período do primeiro parágrafo.

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