Literatura

A literatura da 2ª metade do século XIX

O período compreendido entre 1850 e 1900, marca o fim de romantismo e inicio do realismo,este último sendo totalmente contrário ao primeiro, pois enquanto o Romantismo
pregava a idealização e o que se sentia, tendo os temas sempre voltados ao "eu", o Realismo quebra essa forma de literatura voltando-se para a realidade, para como as coisas realmente são.

Tem como suas características a evidenciação das injustiças sociais e o uso da terceira pessoa.

Como a escola literária do realismo é mais hegemônica nesse período devido ao seu surgimento ter acontecido nesse período destacaremos as características apenas do Realismo/Naturalismo. Caracterizado assim dessa forma, pois, Realismo e Naturalismo não chegam a formar duas escolas diferentes, visto que há várias características comuns aos seus autores.

A poesia do final da década de 1860 já anunciava o fim do Romantismo no Brasil; Castro Alves, Sousândrade e Tobias Barreto faziam uma poesia romântica na forma e na expressão, mas os temas estavam voltados para uma realidade político e social já características marcantes do realismo.

As características do Realismo estão intimamente ligadas ao momento histórico, refletindo, dessa forma, a postura do Positivismo(veja o que é clicando aqui) do Socialismo(veja o que é clicando aqui) e do Evolucionismo(veja o que é clicando aqui).
Motivados pelas teorias científicas e filosóficas da época, os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade. Não bastava mostrar a face sonhadora e idealizada da vida como fizeram os românticos; era preciso mostrar a face nunca antes revelada: a do cotidiano massacrante, do amor adúltero, da falsidade e do egoísmo humano, da impotência do homem comum diante dos poderosos. Em lugar do egocentrismo romântico, verifica-se um enorme interesse de descrever, analisar e até em criticar a realidade. 
O nacionalismo e a volta ao passado histórico são deixados de lado; o Realismo só se preocupa com o presente, o contemporâneo.
Em lugar de fugir à realidade, os realistas procuram apontar falhas como forma de estimular a mudança dos comportamentos humanos. Em lugar de heróis, surgem pessoas comuns, cheias de problemas e limitações. Na Europa,o realismo teve início com a publicação do romance realista Madame Bovary (1857) de Gustave Flaubert. Alguns autores simbolos do realismo europeu: Gustave Flaubert, Honoré de Balzac, Eça de Queirós, Charles Dickens.




No Brasil, considera-se 1881 como o ano que inaugura do Realismo. Esse foi um ano de muitas produções na literatura brasileira, com a publicação de dois romances fundamentais, que modificaram o curso de nossa literatura: Aluízio Azevedo publica "O mulato", considerado o primeiro romance naturalista do Brasil e  Machado de Assis publica "Memórias Póstumas de Brás Cubas", o primeiro romance realista de nossa literatura.

Conteúdo áudio-visual
Aluno: Renoar Barbosa Sena de Sousa 
Nº31  Turma:3ºK         




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Literatura 1ª metade do século XX

As artes no mundo são influenciadas pelo momento histórico,com a literatura não podia ser diferente,afinal o autor cria sua obra de acordo com sua realidade ,seja para mostrá-la ou fugir de tal. De 1910 à 1930 é um período em que se tenta fugir da tradicionalide ,surge movimentos de vanguardas como o dadaísmo considerado uma anti-arte pelos que fizeram parte do movimento,havia também o surrealismo ,cubismo e expressionismo.


Há um período chamado de pré-modernismo que foi de 1910 a 1920,ele não foi considerado uma escola literária ,mas teve grande importância na literatura,marca a transição do simbolismo para o modernismo;por ser uma fase de transição é um período bastante eclético .Tem duas grandes caracteristicas :o conservadorismo dos valores estéticos do parnasianismo e naturalismo,como o soneto e as renovações demonstradas pela relação íntima e as tensões vividas pelas sociedades.Seus principais autores são:Augusto dos Anjos,Monteiro Lobato,Lima Barreto e Raul Leoni.


O modernismo tem inicio com a semana de arte moderna(1922) que foi um movimento que rompeu com as tradições e deu inicio a novas artes,foi mais que um movimento artístico,foi um movimento politico e social.Ela trouxe renovações, como poemas declamados.Mário de Andrade foi um grande símbolo da primeira fase do modernismo ,que se caracterizou pelo rompimento com as tradições de forma radical,porém vários outros autores se destacam como Oswald de Andrade ,Fernando Pessoa ,Carlos Drummond e Clarice Lispector.Em sua segunda fase de 1930 a 1945 surge a fase regionalista,onde os autores tinham o desejo de conhecer o Brasil.,com o livro "os sertões" de Euclides Cunha.


Em 1940 o mundo vive me clima de segunda guerra mundial e surge a fase do pessimismo.Nessa fase aparece o existencialismo em que se acreditava que a vida é inerente,miserável e irracional.Surge obras como "o inferno são os outros " de Jean-Paul Sartre e temáticas como o silêncio e solidão.


Em 1950 o consumismo está em alta ,principalmente dos produtos norte-americanos ,então os escritores dessa época criticam essas atitudes consumistas impostas pelo capitalismo .Seus principais autores são :Allen ginseberg,Jack Kerano e Vladimir Nabokov.Há também nessa época o ultimo movimento significativo do século XX ,é marcado pela abolição de versos e pela utilização gráfica como composição literária;seus principais autores são Haroldo de campo e Dércio Pignetari.




EXEMPLOS DE OBRAS:


Vício na fala Para dizerem milho dizem mio


Para melhor dizem mio


Para pior pio


Para telha dizem teia


Para telhado dizem teiado


E vão fazendo telhado. (Oswald de Andrade)








TRECHO DE " OS SERTÕES"


O HOMEM "O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral.A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente. A pé, quando parado, recosta-se invariavelmente ao primeiro umbral ou parede que encontra; a cavalo, se sofreia o animal para trocar duas palavras com um conhecido, cai logo sobre um dos estribos, descansando sobre a espenda da sela. Caminhando, mesmo a passo rápido, não traça trajetória retilínea e firme. Avança celeremente, num bambolear característico, de que parecem ser o traço geométrico os meandros das trilhas sertanejas. (...) É o homem permanentemente fatigado." A LUTA



Nome:Larissa Pereira Barbosa
 nº:19 
Turma:3°k      




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--Literatura-- 
         

A literatura está intimamente ligada as outras artes, quando há uma mudança no estilo, todas as artes mudam, isso acontece por questões sociológicas, mas que acabam por alterar toda uma maneira de pensar e agir em um indivíduo, que por sua vez expressa isso através das artes
Teoria - é a argumentação científica ou filosófica da interpretação literária, da crítica literária, da história da literatura e do conceito de literatura. A literatura está ligada também a estética, estilística, literária, retórica; inclui-se também a investigação na função social, psicológica, e da sua dependência em relação à antropologia
A teoria da literatura também é muitas vezes usada como sinônimo de poética, uma vez que as questões poetológicas podem elas próprias ser colocadas em questão, ser comparadas, sistematizadas e que estas práticas podem constituir, por outro lado, um fundamento teórico, faz mais sentido separar as duas áreas uma da outra
A teoria literária envolve principalmente:
Teorias interpretativas
toda a teoria da literatura exige ser um modelo básico para a interpretação de cada um dos textos literários
Construção de modelo
cada teoria deve oferecer um processo a partir dos quais, cada interpretação possa ser aplicada a textos ainda desconhecidos
Terminologia
os resultados obtidos a partir do modelo devem ser analisados segundo uma lista de conceitos gerais


Uma teoria da literatura só é válida até que apareça um texto literário que já não se enquadre no esquema. Nesse caso, a teoria tem de ser adaptada às novas evidências.


Alguns escritores e suas influências nos dias de hoje

Hoje, as obras que se tornam filmes são mais prestigiadas pela sociedade, e muitas inclusive merecedoras disso, e obras que outrora iniciaram revoluções grandes no mundo vem sendo esquecidas com o passar dos tempos. Isso só ocorre quando há uma maioria ignorante, muitas vezes por ter tido um ensino precário ou até mesmo por não o ter tido, o que acabou se tornando uma arma para uso da mídia. É claro que com isso, pode vir a surgir um novo estilo literário para libertar as pessoas, sair de coisificadas para um sidadão, que lute por seus direitos, que passe a questionar, que use seu cérebro, mas não por obrigação, que faça isso por respeito a sua posição na sociedade.
No geral, obras de ficção científica visam um futuro, que muitas vezes acaba por deixar de ser ficção. Ao asistir um filme de ficção antigo, é fantástico ver a visão de futuro daquela época. Muitos aparelhos eletrônicos são criados, aperfeiçoados e idealisados com a literatura

Isaac Asimov
( 1920 - 1992 ) Nascido na Rússia, aos três anos de idade foi para Now York, Brooklyn, aprendeu a ler sozinho, aos cinco anos, era fluente em iídiche e inglês. Seus pais tinham uma loja de doces, e todos da família tinham de trabalhar lá. Revistas de papel de polpa, chamadas Pulp sobre ficção científica eram vendidas em lojas, e por volta dos onze anos de idade, Isaac Asimov passou a lê-las e a escrever suas próprias histórias, e aos dezenove, passou a vender suas histórias e revistas. John W. Campbell, o editor de Astounding Science Fiction, para quem ele vendeu suas primeiras histórias, foi uma forte influência formativa e tornouse um amigo.
Foi aluno das New York City Public Schools, inclusive a Boy's High School, de brooklyn. Foi para a universidade de Columbia, onde se graduou em 1939, depois tirando seu Ph.D. em bioquímica, em 1948. Durante a segunda guerra mundial serviu três anos na marinha da Philadelphia. Quando a guerra acabou ele foi destacado para o exército americano, tendo só servido onze meses antes de ser honrosamente reformado. chegou a cabo durante sua carreira militar, baseado na sua habilidade para escrever à máquina, e escapou por pouco de participar dos testes da bomba atômica em 1946 no atol de Bikini
Depois de completar seu doutorad, Asimov entrou na faculdade de Medicina da Universidade de Boston, com a qual permaneceu associado a partir daí.
Asimov pretendia escrever 500 livroes e , por pouco não atingiu essa meta; escreveu 463 obras. Mas somando todos os livros, desenhos e coleções editadas, totalizam-se 509 itens em sua bibliografia completa. Asimov pode ter escrito Opus 400, que seria uma comemoração de 400 publicações; contudo, a lista de comemorativos da bibliografia vai apenas até o Opus 300.

Criador das leis da robótica
Apresentadas no livro Eu, Robô, as 3 Leis da Robótica foram criadas, como condição de coexistência dos robôs com os seres humanos, como prevenção de qualquer perigo que a inteligência artificial pudesse representar à humanidade. São elas:
  • 1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inacção, permitir que um ser humano sofra algum mal.
  • 2ª lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
  • 3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.
Mais tarde, no livro Os Robôs do Amanhecer, o robô R. Giskard viria a instituir uma quarta lei: a 'Lei Zero':
  • 'Lei Zero': Um robô não pode fazer mal à humanidade e nem, por inacção, permitir que ela sofra algum mal.


Aldous Huxley
( 1894 - 1963 ) Neto de Thomas Henry Huxley, um grande biólogo defensor da teoria evolucionista de charles Darwin, tendo desenvolvido o conceito agnóstico. Aldous estudou na aristocrática escola de Eton, que foi obrigado a abandonar aos dezesseis anos, devido a uma doença nos olhos que quase o cegou impedindo-o de cursar medicina. Mais tarde, ele recuperou visão suficiente para se formar com honra pela Universidade de Oxford, mas não o suficiente para servir o exérito britânico durante a primeira guerra mundial. Em Oxford engajou-se com a literatura pela primeira vez, conhecendo Lyton Strachey e Bertrand Russell, também se tornou um amigo íntimo de D. H. Lawrence.
Viveu a maior parte dos anos 20 na Itália facista de Mussolini que inspirou parte dos sistemas autoritários retratados em suas obras.
Sua obra prima foi "Brave New World" ( Admirável Mundo Novo ), foi escrita durante quatro meses no ano de 1931. Os temas nela abordados remontam grande parte de suas preocupações ideológicas como a liberdade individual em detrimento ao autoritarismo do estado.
Em 1937 Aldous Huxley mudou-se para Los Angeles, e em 1938, no auge de sua carreira , chegou a Hollywood, como um de seus mais bem remunerados roteiristas.Nessa fase, escreveu romances como " Também os cisne noirre"(1939), " O Tempo pode parar" (1944), "O macaco e a essência"(1948).
O cinema para Huxley foi uma aventura tão fascinante quanto suas descobertas e experiências com a mescalina, narrada em " As portas da percepção"(1954), livro que influenciou em muito a cultura hippie que florescia, dando nome por exemplo á banda The Doors, pois tais relatos com droga indígena se assemelhavam em muito com o LSD que estava em ascensão.
Em seu leito de morte, impossibilitado de falar, Huxley escreveu um pedido à sua mulher para "LSD, 100 microgramas, intramuscular", a dose foi aplicada às 11:45 da manhã e outra algumas horas depois. Ele morreu às 17:21 do dia 22 de novembro de 1963, aos 69 anos. As cinzas de Huxley foram enterradas no jazido da família no cemitério Watts.



Nome - Ariel Baruck Acypreste Benázio ( Farizeu das costa oca )
Número - 4
Terceiro ano turma K


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Literatura

ROMANTISMO ( SÉCULO XIX ) A modernização ocorrida no Brasil, com a chegada da família real portuguesa em 1808, e a Independência do Brasil em 1822 são dois fatos históricos que influenciaram na literatura do período. Como características principais do romantismo, podemos citar : individualismo, nacionalismo, retomada dos fatos históricos importantes, idealização da mulher, espírito criativo e sonhador, valorização da liberdade e o uso de metáforas. As principais obras românticas que podemos citar : O Guarani de José de Alencar, Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães, Espumas Flutuantes de Castro Alves, Primeiros Cantos de Gonçalves Dias. Outros importantes escritores e poetas do período: Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Souza. REALISMO - NATURALISMO ( SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX ) Na segunda metade do século XIX, a literatura romântica entrou em declínio, juntos com seus ideais. Os escritores e poetas realistas começam a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humano. Como características desta fase, podemos citar : objetivismo, linguagem popular, trama psicológica, valorização de personagens inspirados na realidade, uso de cenas cotidianas, crítica social, visão irônica da realidade. O principal representante desta fase foi Machado de Assis com as obras : Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e O Alienista. Podemos citar ainda como escritores realistas Aluisio de Azedo autor de O Mulato e O Cortiço e Raul Pompéia autor de O Ateneu. PARNASIANISMO ( FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX ) O parnasianismo buscou os temas clássicos, valorizando o rigor formal e a poesia descritiva. Os autores parnasianos usavam uma linguagem rebuscada, vocabulário culto, temas mitológicos e descrições detalhadas. Diziam que faziam a arte pela arte. Graças a esta postura foram chamados de criadores de uma literatura alienada, pois não retratavam os problemas sociais que ocorriam naquela época. Os principais autores parnasianos são: Olavo Bilac, Raimundo Correa, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho. SIMBOLISMO ( FINS DO SÉCULO XIX ) Esta fase literária inicia-se com a publicação de Missal e Broquéis de João da Cruz e Souza. Os poetas simbolistas usavam uma linguagem abstrata e sugestiva, enchendo suas obras de misticismo e religiosidade. Valorizavam muito os mistérios da morte e dos sonhos, carregando os textos de subjetivismo. Os principais representantes do simbolismo foram: Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens. NEO-REALISMO ( 1930 A 1945 ) Fase da literatura brasileira na qual os escritores retomam as críticas e as denúncias aos grandes problemas sociais do Brasil. Os assuntos místicos, religiosos e urbanos também são retomados. Destacam-se as seguintes obras : Vidas Secas de Graciliano Ramos, Fogo Morto de José Lins do Rego, O Quinze de Raquel de Queiróz e O País do Carnaval de Jorge Amado. Os principais poetas desta época são: Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Cecilia Meireles. Fonte: www.portalensinando.com.br LITERATURA BRASILEIRA A literatura brasileira, considerando seu desenvolvimento baseada na língua portuguesa, faz parte do espectro cultural lusófono, sendo um desdobramento da literatura em língua portuguesa. Ela surgiu a partir da atividade literária incentivada pelo Descobrimento do Brasil durante o Século XVI. Bastante ligada, de princípio, à literatura metropolitana, ela foi ganhando independência com o tempo, especialmente durante o século XIX com os movimentos romântico e realista. A literatura produzida no Brasil possui papel de destaque na esfera cultural do país: todos os principais jornais do país dedicam grande parte de seus cadernos culturais à análise e crítica literária, assim como o ensino da disciplina é obrigatório no Ensino Médio. PERÍODO COLONIAL * Quinhentismo * Literatura de Informação * Literatura Barroca no Brasil * Literatura jesuítica * Barroco * Arcadismo SÉCULO XIX * Romantismo * Realismo * Naturalismo * Parnasianismo * Simbolismo * Pré-Modernismo

Soneto da separação


De repente do riso fez-se o pranto

Silencioso e branco como a bruma

E das bocas unidas fez-se a espuma

E das mãos espalmadas fez-se o espanto.


De repente da calma fez-se o vento

Que dos olhos desfez a última chama

E da paixão fez-se o pressentimento

E do momento imóvel fez-se o drama.


De repente, não mais que de repente

Fez-se de triste o que se fez amante

E de sozinho o que se fez contente.


Fez-se do amigo próximo o distante

Fez-se da vida uma aventura errante

De repente, não mais que de repente.

Vinícius de Moraes



Motivo

Eu canto porque o instante existe

e a minha vida está completa.

Não sou alegre nem sou triste:sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,

não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e diasno vento.

Se desmorono ou se edifico,

se permaneço ou me desfaço,

— não sei, não sei.

Não sei se fico

ou passo.

Sei que canto.

E a canção é tudo.

Tem sangue eterno a asa ritmada.

E um dia sei que estarei mudo:

— mais nada

.Cecília Meireles

Aline Martins nº02

3ºk

2 comentários:

  1. Pessoal da literatura, que inspiração, não é mesmo? Gostei do trabalho com os poemas. Em breve, farei os comentários por aluno. Até lá!

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  2. Eis-me novamente...
    Renoar - seu texto ficou parecidíssimo com o material veiculado na internet. Reveja a grafia de CIENTÍFICAS e SÍMBOLOS. Nos trabalhos, coloque sempre a bibliografia.
    Larissa - gostei muito do seu material, faltou você dar ao texto uma personalidade maior, livre da cópia, cola. Reestruture: SURGEM MOVIMENTOS DE VANGUARDA, COMO O DADAÍSMO// UM CLIMA DE SEGUNDA...// EM 1940,//.
    Ariel - seu texto ficou muitíssimo preso ao material pesquisado. Reveja a grafia de CIDADÃO, TORNOU-SE, COLÚMBIA DOUTORADO e INÍCIO. Reestruture: POR NÃO TÊ-LO TIDO// VISAM A UM FUTURO// AO ASSISTIR A UM FILME//DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL,. rEVEJA A GRAFIA DE nova york, científica, fariseu. Coloque a bibliografia.
    Aline - Você tratou da literatura de maneira geral, mas esqueceu-se do fundamental para nós do terceiro ano, que é o modernismo.

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